São Paulo, quarta, 24 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A HISTÓRIA OFICIAL"
Filme que venceu Oscar relata um caso similar

de Buenos Aires

O drama da filha de presos políticos desaparecidos que vi ve com a família do seu repres sor virou emblema da ditadura militar argentina por meio do filme "A História Oficial".
Sua estréia, em 1984, causou impacto por mostrar um enre do cuja trama principal era um drama familiar, mas a situação histórica era aquela de pouco tempo antes em países como a Argentina e o Brasil.
Ganhador do Oscar de me lhor filme estrangeiro, "A His tória Oficial", de Luis Puenzo, foi lançado um ano depois do fim da ditadura argentina.
Uma menina é adotada por um casal de classe média. O pai adotivo é um militar. A mãe adotiva não sabe a procedência da menina e nunca se preocu pou com isso. Não sabe que houve uma "guerra suja".
O desenrolar da trama é a to mada de consciência da mãe adotiva e a busca da avó natu ral, na Justiça, para recuperar a guarda da neta.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.