UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Supremo do Canadá mantém maconha ilegal

DA REDAÇÃO

A Suprema Corte do Canadá decidiu ontem que a posse de maconha no país vai continuar ilegal, pouco antes de que se concretize a intenção do governo canadense de modificar lei sobre o assunto.
Três homens condenados por posse da droga haviam apelado à principal instância judicial, alegando que a ameaça de serem presos pelo uso privado era excessiva e violava seus direitos constitucionais à vida e à liberdade.
O tribunal rejeitou a apelação, por 6 votos a 3, sob a justificativa de que a maconha é considerada perigosa. "Não pode ser dito que a proibição da posse é arbitrária ou irracional, embora o mérito disso e as penas relacionadas estejam abertas a reconsideração do Parlamento", afirma a decisão.
O novo premiê do país, Paul Martin, já disse que reencaminhará em fevereiro ao Parlamento uma proposta para descriminar a posse de pequenas quantidades da droga. O projeto original, que perdeu a validade com o recesso parlamentar, previa que a posse de até 15 gramas seria punida só com multas. Hoje há pena de até seis meses e multa de até US$ 760.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Terror: Arábia Saudita e Turquia são alvo, dizem EUA
Próximo Texto: Oriente Médio: Violência esvazia Natal de Belém pelo 4º ano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.