São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Retirada de tropas de Israel é interrompida

DA REUTERS

Israel decidiu ontem interromper a retirada de soldados de áreas palestinas, suspendendo um acordo que havia sido feito com os palestinos com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, a presença militar na Cisjordânia e em Gaza em troca de garantias de segurança por parte da ANP (Autoridade Nacional Palestina).
No início da semana passada, Israel retirou tropas de Belém (Cisjordânia) e entregou a cidade à polícia palestina. O passo seguinte previa a suspensão, por parte de Israel, de restrições a viagens de palestinos em Gaza. Em troca, forças de segurança palestinas reprimiriam a violência.
Mas tais medidas não foram vistas em Gaza, e uma nova rodada de negociações não chegou a um acordo sobre a retirada israelense de Hebron, uma das seis cidades da Cisjordânia reocupadas após atentados em Israel em junho.
"Israel congelou o acordo", disse Nabil Abu Rdainah, conselheiro do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat.
Uma fonte diplomática em Jerusalém disse que uma tentativa de ataque a um assentamento judeu em Gaza, na madrugada de sexta, prejudicaram o acordo.


Texto Anterior: EUA: NY ganha o seu primeiro museu do sexo
Próximo Texto: Chuvas: Chineses lutam contra perigo de enchente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.