São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHUVAS
Chineses lutam contra perigo de enchente

DA REUTERS

Os chineses esforçavam-se ontem para tampar vazamentos na rede de diques construída em torno do lago Dongting, na Província de Hunan, que ameaça transbordar e inundar as casas de mais de 10 milhões de habitantes. Pelotões de camponeses carregavam sacos de areia, pedras e terra para fortificar pontos fracos no muro.
A chegada ao lago, de 2.700 km2, de um volume maior de água que está descendo o rio Yangtze era esperada para a manhã de hoje (noite de sábado no Brasil). A água do Yangtze deve elevar o nível da água de Dongting para 35 m, 90 cm a menos do que em 1998, quando o lago transbordou. No sábado, o lago atingiu 34,89 m.
Havia esperanças de que quilômetros de diques -construídos após a enchente de 98, que matou 4.000 pessoas e foi uma das piores da China nas últimas décadas- conteriam a água. Mas moradores de áreas de maior risco foram alertados para estarem prontos para fugir.
As enchentes de verão já mataram mais de 900 pessoas na China neste ano. Segundo testemunhas, uma vila próxima à margem nordeste do lago foi inundada após o rompimento de um dique.


Texto Anterior: Oriente médio: Retirada de tropas de Israel é interrompida
Próximo Texto: O mistério do vôo 93
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.