São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCOTRÁFICO
EUA elogiam ação antidrogas
Bolívia pode deixar "circuito da cocaína"

das agências internacionais

A Bolívia pode deixar o circuito mundial da cocaína antes de 2002 se prosseguir com seus esforços contra o narcotráfico e pela erradicação do cultivo de coca, afirmou ontem "czar" antidrogas norte-americano, general Barry McCaffrey, em visita ao país.
Ontem, McCaffrey afirmou que os EUA podem ampliar a ajuda financeira à Bolívia para o combate ao narcotráfico dos atuais US$ 67,8 milhões para US$ 88 milhões. O país é o terceiro maior produtor mundial da droga, depois de Colômbia e Peru.
McCaffrey afirmou que intermediará o pedido para que o Congresso dos EUA aprove recursos adicionais para o país.
A Bolívia erradicou nos últimos anos cerca de 25 mil hectares de coca. Segundo os EUA, a produção da droga caiu 22% na Bolívia e de 56% no Peru. McCaffrey voltou a falar sobre o crescimento da produção colombiana, que, segundo ele, dobrou, tornando-se uma ameaça para toda a região.
McCaffrey, que realiza giro pela América Latina, esteve no Brasil anteontem. Ontem, agricultores bolivianos pediram a ele que os EUA auxiliem o combate ao narcotráfico, mas não a repressão a camponeses que vivem do cultivo de coca.


Texto Anterior: Saiba mais sobre o presidente venezuelano, Hugo Chávez
Próximo Texto: Paraguai: Justiça processa ex-presidente Wasmosy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.