São Paulo, quinta, 26 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinheiro não foi problema

de Paris

A venda de filmes e a formação de uma rede de associados são as duas estratégias básicas adotadas por Jacques Cousteau para financiar suas expedições.
A Fundação Cousteau (que em 92 passou a ser chamada Equipe Cousteau) tem sede em Paris e conta com cerca de 80 mil associados, que contribuem periodicamente. Nos Estados Unidos, a Sociedade Cousteau supera os 200 mil associados.
Segundo a assessoria da fundação, os filmes produzidos durante as expedições, cujos direitos de reprodução foram vendidos para redes de todo o mundo, acabam "multiplicando o dinheiro investido".
Cousteau nunca teve problemas em assumir sua preocupação com dinheiro. É atribuída a ele a frase: "Na vida, existem três fluidos vitais, a água, o ar e o dinheiro".
Desentendimento
O dinheiro também foi a causa dos desentendimentos com seu filho Jean-Michel, vice-presidente da associação Cousteau nos Estados Unidos.
Jean-Michel foi criticado pelo pai por ter associado aos negócios da família um empreendimento turístico na região do Pacífico (em Fiji).
Também é atribuída a Jean-Michel a experiência malsucedida de criar um parque oceanográfico em Paris, no início da década de 90. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.