São Paulo, quinta, 26 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Cousteau quis novo ensino ambiental no Brasil

da Reportagem Local

O explorador francês Jacques Cousteau tentou em 1994 implantar no Brasil uma nova disciplina no currículo dos cursos de pós-graduação. Chamada de ecotecnia, a matéria proposta por ele foi definida como uma síntese das ciências econômicas e sociais com as ciências naturais e a tecnologia. O objetivo da implantação, segundo declarações de Coustou na época, era o de estimular a formação de lideranças nas áreas de política e administração ambiental.
Ele teve uma importância a nivel mundial mostrando, por meio de seus programas de TV, a necessidade da preservação do mundo aquático e a utilização racional de seus recursos".
No Brasil, particularmente, os programas de TV mostraram para a classe média nacional que as idéias ecológicas, a preservação eram possíveis e urgentes. Ele popularizou essas idéias.
Sobre as articulações com governos brasileiros, penso que ele tinha uma visão distorcida do país. Muitas vezes as pessoas que chegam de fora -os ambientalistas estrangeiros- estão repletos de boas intenções, mas propõem medidas que entram em choque com populações locais, por exemplo. Geralmente reproduzem modelos desenvolvidos para lugares que não se enquadram nas condições de um país como o Brasil. Mas o que fica é sua grande importância.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.