São Paulo, quinta, 26 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Era o mais famoso francês, diz Chirac

Leia comentários sobre a morte de Jacques-Costeau:

Jacques Chirac, presidente da França - "Cousteau, extraordinário pioneiro da aventura submarina, foi provavelmente o mais famoso francês do mundo. Ele representava a defesa da natureza, a aventura moderna, os sonhos que estão no coração de cada um".

Bill Clinton, presidente dos EUA - "Cousteau era um homem raro e extraordinário. Estamos tristes por sua morte".

Kofi Anan, secretário-geral da ONU - "A vida ativa e visionária de Cousteau em favor da biologia marinha trouxe uma contribuição histórica para a proteção do meio ambiente do planeta".

Aziz Nacib Ab'Sáber, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP - "Cousteau atuou culturalmente como um dos naturalistas mais importantes deste século, direcionando sempre seu trabalho para o desenvolvimento da ciência e a proteção do meio ambiente. O mundo fica em dívida com ele".

Dominique Voynet, ministra do Meio Ambiente da França - "Cousteau era o francês mais conhecido no mundo. Hoje estamos tristes, mas convencidos de que o melhor tributo que podemos conceder a ele seria assegurar que a França, no futuro, se tornará reconhecida por seu trabalho para garantir o crescimento econômico, pensando no meio ambiente".

Vaclav Havel, presidente tcheco - "É uma grande perda, não só para a França, mas para a Europa".

Greenpeace - A nota oficial divulgada pela entidade diz que "todos os que lutam pela proteção dos oceanos, tanto o Greenpeace, como outras organizações, são um pouco filhos de Cousteau. Antes dele, o público só conhecia a superfície dos oceanos. Graças a ele, descobrimos a fonte da vida que guardam e a necessidade de protegê-los, para o nosso próprio bem".

Luís Roberto Tommasi, 66, chefe do Departamento de Oceanografia Biológica da USP - "Mais que um cientista, Cousteau foi um homem com uma rara sensibilidade para compreender o ecossistema marinho. Ele nos ajudou a compreender a interdependência entre os compartimentos do meio ambiente. Por seu trabalho, ele influiu diretamente no desenvolvimento da pesquisa oceanográfica".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.