São Paulo, quinta, 26 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA


11.jun.1910 - Nasce em Saint-André de Cubzac (França) Jacques-Yves Cousteau.
1937 - Casa-se com Simone Melchior, com quem tem dois filhos: Phillipe e Jean-Michel.
1943 - Desenvolve o Acqualung, tanque de ar comprimido para mergulho.
1950 - Compra um antigo navio caça-minas da Marinha britânica e o transforma em um moderno laboratório oceanográfico -seria o Calypso.
1956 - Ganha o Oscar a Palma de Ouro em Cannes pelo documentário "O Mundo Silencioso", feito em parceria com o diretor francês Louis Malle.
1964 - Ganha mais um Oscar, desta vez pelo documentário "O Mundo sem Sol".
1973 - Funda, nos EUA, a "Cousteau Society", entidade sem fins lucrativos que levanta fundos para pesquisar, explorar e preservar os oceanos.
1979 - Morre o seu filho Phillippe, quando o avião que pilotava caiu no rio Tejo (Portugal). Um dos principais colaboradores de Cousteau, era Phillippe quem filmava as expedições do pai.
1982 - Começa a expedição pela bacia amazônica, abrangendo áreas do Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela. Cousteau, que ficou 12 meses na região, realizou um minucioso levantamento sobre a Amazônia.
1989 - É lançado o livro "Cousteau, o Comandante e seu Universo", que acusa o oceanógrafo de maltratar animais durante as filmagens dos seus documentários.
1990 - Morre, aos 72 anos, Simone Cousteau.
1991 - Casa-se, aos 81 anos, com a aeromoça Francine Triplet, vários anos mais jovem.
1996 - O Calypso afunda na Cingapura (Ásia).
1993 - O livro "Cousteau, uma Biografia" relata novos casos de maus-tratos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.