UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é rota de passagem do tráfico

DA REDAÇÃO

O Brasil é citado pelo relatório da ONU sobre drogas como principal rota de passagem, ao lado da Venezuela, para a cocaína traficada dos países andinos. Além disso, o Brasil é considerado fonte de grande parte dos produtos químicos precursores da fabricação de cocaína. A venda de muitos desses produtos é ilegal.
O relatório não traz dados específicos sobre consumo no Brasil, mas um levantamento divulgado em 2002 pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), da Escola Paulista de Medicina, mostra que 4,6% dos brasileiros consumiram alguma droga ilegal no ano anterior à pesquisa, percentual semelhante à média mundial de consumo (4,7%). Segundo o Cebrid, porém, apenas 1% dos brasileiros disseram ter consumido maconha no ano anterior, contra 3,9% da média mundial. (RW)


Texto Anterior: Plantio de coca cai pelo 2º ano seguido na Colômbia
Próximo Texto: Canadá decide criar "narcossala"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.