UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Toledo cancela viagem para definir premiê

DA REDAÇÃO

Em meio à indefinição sobre quem será escolhido como novo premiê peruano, o presidente Alejandro Toledo cancelou ontem viagem a Rio Negro (Colômbia), onde participaria de cúpula da Comunidade Andina.
De acordo com comunicado oficial da Presidência, Toledo ficará em Lima para "atender a assuntos de Estado". Esses assuntos seriam justamente as negociações para definir quem será o premiê.
Além do cargo de primeiro-ministro, também não está definido quem serão os ocupantes dos demais postos do primeiro escalão. Todos estão vagos após renúncia coletiva do ministério de Toledo nesta semana.
Surgiram especulações de que o escritor Mario Vargas Llosa, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 1990, teria sido convidado para ser premiê.
E aumentaram as pressões de opositores para que Toledo renuncie ao seu cargo. Atualmente a popularidade do presidente é de apenas 11%.
Além disso, em decisão tomada na noite de ontem, Toledo decidiu levantar o estado de emergência vigente na maior parte do país, apesar da crise política que o seu governo enfrenta.
Nos departamentos de Junín, Ayacucho, Apurímac e na Província de La Convención, no departamento de Cuzco, o estado de emergência foi prorrogado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Hollywood: Mel Gibson é acusado de anti-semitismo
Próximo Texto: Irã na mira: EUA e UE unificam discurso sobre Teerã
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.