UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é modelo, mas não pode relaxar, diz ONU

DE NOVA YORK

Uma solução possível para conter o avanço da epidemia de Aids nos países em desenvolvimento seria um programa internacional de ajuda financeira com recursos de US$ 10 bilhões por ano.
Segundo Luiz Loures, diretor do Unaids para Europa e Américas, é preciso "um Plano Marshall [plano dos EUA para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra] para todos os países em desenvolvimento". Ele defende uma discussão "mais corajosa e aberta" da questão da transmissão, especialmente entre as populações marginalizadas.
O Brasil, na avaliação de Loures, pode servir de exemplo de sucesso em programas de tratamento e de prevenção. "O programa brasileiro mostra que é possível ter políticas eficazes em países em desenvolvimento."
"A média da incidência de HIV em mulheres grávidas que frequentam o pré-natal tem permanecido abaixo de 1%, com pouca variação, nos últimos cinco anos", diz o relatório do Unaids no trecho sobre o Brasil. "Pelo menos em parte, é uma prova [da eficácia] dos programas de prevenção que têm crescido desde os anos 90."
O estudo também afirma que o Brasil "não pode descansar nos louros da vitória". O Unaids aponta que, no Rio Grande do Sul, a taxa de infecção em mulheres que usam o sistema público de saúde está entre 3% e 6%. A taxa sinaliza um indício de que uma epidemia silenciosa possa estar em andamento em regiões carentes.
"No Brasil, ainda falta coragem para tratar abertamente da discussão sobre formas de prevenção com crianças e jovens. É preciso começar a educação cedo. Enquanto a epidemia de Aids estiver crescendo, tem de haver atenção redobrada", avaliou Loures.
Na América Latina, há entre 1,3 milhão e 1,9 milhão de pessoas atingidas pela doença. Ao longo de 2003, o Unaids calcula que 59,5 mil pessoas tenham morrido.
Segundo o relatório, iniciação sexual precoce, sexo sem proteção com vários parceiros e uso de seringas sem esterilização lideram os modos de transmissão da doença na região. (CC)


Texto Anterior: Medo impulsiona doença na Ásia
Próximo Texto: Saúde: Senado dos EUA adota distribuição de remédios com prescrição a idosos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.