São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo sofre interpelação por deter islâmicos

DA REDAÇÃO

Uma coalizão de grupos árabes americanos interpelou anteontem o secretário da Justiça, John Ashcroft, e o Serviço de Imigração e Naturalização, depois que centenas de imigrantes foram detidas na semana passada enquanto tentavam se recadastrar, seguindo determinações do governo federal.
Numa manifestação pública ontem em Los Angeles, cerca de 3.000 pessoas protestaram pacificamente carregando cartazes: "O que virá em seguida? Campos de concentração?".
O recadastramento obrigatório, instituído após os ataques de 11 de setembro, faz parte de uma ofensiva do Departamento da Justiça para identificar potenciais terroristas.
Encabeçam a petição o Comitê Árabe-Americano Antidiscriminação, a Aliança de Americanos Iranianos, o Conselho de Relações Americano-Islâmicas e quatro pessoas detidas na semana passada.
A ação coletiva, encaminhada a corte federal de Los Angeles, diz que os oficiais de imigração prenderam ilegalmente e violaram as garantias de vários homens, além de terem deportado pessoas que deveriam ser legalizadas no país segundo as leis que regem as relações familiares e de trabalho.
Nem a agência de imigração nem o Departamento da Justiça se pronunciaram ontem.


Texto Anterior: EUA: FBI quer dados sobre estrangeiros em universidades
Próximo Texto: Panorâmica - Cuba: Picada de inseto afasta Fidel por uma semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.