São Paulo, Sábado, 27 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo dissidente vai a julgamento em Cuba

das agências internacionais

A Justiça cubana começará a julgar na próxima segunda-feira quatro dissidentes acusados de "ameaça à segurança do Estado".
Vladimiro Roca, Marta Beatriz Roque, René Gómez Manzano e Félix Bonne são acusados de terem divulgado um documento em julho de 1997 "criticando duramente" o regime do ditador cubano, o presidente Fidel Castro.
O anúncio do julgamento ocorre dez dias depois de o governo de Havana ter divulgado que vai punir mais severamente os dissidentes no país.
O Ministério do Interior confirmou o julgamento dos membros do "Grupo dos Quatro" -como eles ficaram conhecidos.
No ano passado, o papa João Paulo 2º pediu a Fidel Castro a liberdade dos quatro. O mesmo pedido foi feito durante a visita do premiê canadense, Jean Chrétien.
Vladimiro Roca, apontado como o líder do grupo opositor ao regime de Fidel Castro, é filho de Blas Roca, um dos fundadores do Partido Comunista cubano.
Segundo dados da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (órgão não reconhecido pelo governo), há hoje 339 pessoas presas em Cuba por motivos políticos.


Texto Anterior: Cerco a ditadores: França rejeita processo a Fidel Castro
Próximo Texto: Direitos humanos: EUA vêem retrocesso político na China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.