São Paulo, Sábado, 27 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS HUMANOS
País é criticado em relatório
EUA vêem retrocesso político na China

MARCELO DIEGO
de Nova York

A China recuou em programas recentes de reforma política e continua praticando violação de direitos humanos. Essa é uma das principais conclusões do relatório anual divulgado ontem pelo Departamento de Estado dos EUA.
A República Popular da China, que tem a maior população do planeta (1,2 bilhão de habitantes), é comunista. Seu governo, apesar de sinalizar avanços na abertura política e econômica, continua a promover a censura e a violar direitos civis, diz o relatório.
O governo chinês começou a adotar, em novembro, novas regulamentações para censurar a Internet, a indústria de publicações e diversas organizações sociais. Também foram fechados jornais.
Segundo o relatório, mortes, tortura de prisioneiros e confissões forçadas seriam práticas comuns no país. O documento diz que as minorias religiosas sofrem perseguição das autoridades.
O relatório foi divulgado um dia depois de o Senado dos EUA aprovar uma resolução a ser enviada à ONU (Organização das Nações Unidas), na próxima reunião da Comissão dos Direitos Humanos, condenando a política chinesa.
No campo diplomático, o relatório pode causar embaraço à secretária de Estado Madeleine Albright. Ela está viajando à China para estreitar as relações comerciais entre os dois países e para acertar detalhes da viagem do premiê Zhu Rongi aos EUA, em maio.
A Sérvia foi criticada por apoiar a matança de civis na Província de Kosovo. Cuba é acusada de suprimir qualquer tipo de divergência política. Os governos de Turquia, Síria e Iraque foram citados por violarem os direitos humanos.
Ontem, o presidente dos EUA, Bill Clinton, tentou resolver outro incidente diplomático. Ele desautorizou a crítica feita por republicanos (oposicionistas) de que o México não vinha cumprindo satisfatoriamente um programa de redução do tráfico de drogas.


Texto Anterior: Grupo dissidente vai a julgamento em Cuba
Próximo Texto: Democracia na África: Nigéria faz eleição para encerrar ditadura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.