São Paulo, terça-feira, 27 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Comandante nega laços com paramilitares

DA REDAÇÃO

O comandante do Exército colombiano, Mário Montoya, classificou ontem como "infundada" a reportagem do jornal americano "Los Angeles Times" segundo a qual ele atuou em conjunto com grupos paramilitares em uma operação em 2002, em Medellín.
A reportagem, publicada anteontem, cita como fonte um informe da CIA. Segundo Montoya, o documento não foi "validado" pela agência americana de inteligência e continha apenas dados brutos compilados. "Minha vida pública está aberta ao escrutínio. Nunca tratei com paramilitares", disse.
Montoya integra um grupo próximo ao presidente Álvaro Uribe, que rejeitou a denúncia e o respaldou. Uribe está sob pressão em virtude do escândalo deflagrado por uma investigação sobre vínculos de seus aliados com grupos paramilitares.
Parlamentares da oposição afirmaram que evidências da participação dos paramilitares na operação relatada por "Los Angeles Times" não é nova. Segundo o senador Gustavo Petro, um taxista "seqüestrado" à época relatou a ação integrada das Forças Armadas e dos paramilitares.


Texto Anterior: Caso de reféns britânicos continua na estaca zero
Próximo Texto: China e Venezuela criam binacionais petrolíferas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.