São Paulo, terça-feira, 27 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moscou e Pequim estreitam laços político-econômicos

Acordos financeiros já fechados chegam a US$ 1 bi

Maxim Marmur/France Presse
Putin (à dir.) e Hu Jintao na abertura do Ano da China na Rússia


DA REDAÇÃO

Em visita à Rússia, o presidente da China, Hu Jintao, anunciou junto de seu anfitrião, o presidente russo Vladimir Putin, uma série de intenções de cooperação entre os dois países em áreas econômicas e políticas.
Hu e Putin afirmaram ainda que têm opiniões coincidentes sobre assuntos "importantes de interesse global".
Entre os temas discutidos pelos dois chefes de Estado, que buscam estreitar os laços políticos e econômicos, estava uma cooperação na área energética -a China demanda energia, e a Rússia é uma grande fonte de gás e petróleo.
Embora não tenha sido assinado nenhum grande acordo de fornecimento de energia, Hu e Putin concordaram em ampliar a "cooperação estratégica bilateral" na área. De efetivo, a companhia ferroviária russa RZhD assinou um acordo com a China para aumentar o fornecimento de petróleo por trem aos chineses.
Acordos financeiros, de cerca de US$ 1 bilhão, também foram fechados. Entre os principais, empréstimos chineses para os russos a fim de financiar exportações e importações entre os dois países.
Hu e Putin se pronunciaram sobre o programa nuclear iraniano, que rendeu a Teerã, no último sábado, a imposição de uma segunda leva de sanções pela ONU. Os dois declararam estar compromissados com a uma solução pacífica.
Por fim, eles reafirmaram o compromisso de solução também pacífica para o problema do arsenal nuclear norte-coreano. Ambos disseram que se empenharão no cumprimento de acordo fechado em fevereiro último, em que os norte-coreanos se comprometeram a lacrar seu principal reator nuclear em troca de ajuda internacional com recursos energéticos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: China e Venezuela criam binacionais petrolíferas
Próximo Texto: Caso Battisti: No Brasil, premiê italiano elogia atuação da PF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.