UOL


São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÓPEZ MURPHY

Ex-ministro da Economia segue cartilha de FHC

DE BUENOS AIRES

Ex-ministro da Defesa e da Economia do presidente Fernando de la Rúa (1999-2001), Ricardo López Murphy, 52, provocou os primeiros "panelaços" na Argentina ao tentar promover um forte corte de gastos públicos durante sua curta passagem como chefe da equipe econômica.
Após deixar a UCR (União Cívica Radical), fundou o Movimento Federal Recriar, pelo qual disputa a Presidência. Na campanha, construiu a imagem de candidato racional, equilibrado e com preparo técnico para governar. Ao contrário do ex-presidente Carlos Menem, diz que a renegociação da dívida externa exigirá um abatimento no valor principal dos títulos.
Apesar de ter participado de governos anteriores, inclusive no regime militar, atrai eleitores que rejeitam políticos tradicionais e buscam renovação no comando argentino.
Quando a campanha começou, López Murphy tinha menos de 5% dos votos e quase nenhum apoio. Hoje, é um dos candidatos preferidos entre os empresários e os participantes dos mercados financeiros e, segundo os principais analistas argentinos, tem chances reais de chegar ao segundo turno.
Economista liberal formado em Chicago, López Murphy se declara admirador do ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, cujo modelo de reformas quer adotar na Argentina, caso consiga se eleger. (MB)


Texto Anterior: Carlos Menem: Peronista lidera em preferência e em rejeição
Próximo Texto: Néstor Kirchner: Candidato de Duhalde se diz o "anti-Menem"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.