São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia diz que perde paciência com Paquistão

DA REDAÇÃO

Pelo segundo dia consecutivo, o Paquistão testou ontem um míssil capaz de transportar ogivas nucleares e convencionais até importantes cidades indianas.
Já o premiê indiano, Atal Behari Vajpayee, disse estar perdendo a paciência com o Paquistão, a quem acusa de apoiar grupos separatistas islâmicos da Caxemira.
Vajpayee disse que não tolerará mais atentados contra alvos indianos e afirmou estar arrependido de não ter dado uma resposta ao Paquistão em dezembro, quando o Parlamento indiano foi alvo de um ataque terrorista atribuído aos separatistas.
A Índia e o Paquistão disputam o controle sobre a Caxemira, região de maioria muçulmana dividida entre os dois países e a China.
Teme-se que os dois vizinhos, que já lutaram três guerras e possuem, ambos, capacidade nuclear, iniciem um novo conflito. O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, fará pronunciamento hoje e deve propor diálogo com a Índia.


Texto Anterior: Guerra sem limites: NY fotografa turistas e compara a imagens de suspeitos de terrorismo
Próximo Texto: Oriente Médio: Papel de Arafat divide opiniões no governo americano, diz jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.