UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FURANDO O CERCO

Chanceler francês ignora boicote de Israel

Villepin vê Arafat; Jihad condena plano

Osama Silwadi/Reuters
Arafat e Villepin caminham após encontro em Ramallah


DA REDAÇÃO

O chanceler da França, Domenique de Villepin, se reuniu com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, ontem, no QG semidestruído do líder palestino em Ramallah (Cisjordânia).
O chanceler foi a autoridade mais importante a se encontrar com Arafat desde que Israel ameaçou, na semana passada, boicotar as pessoas que se reunissem com o histórico líder palestino. Caso fizessem isso, nenhuma autoridade israelense as receberia para o encontro.
Na reunião com Arafat, o ministro francês disse que palestinos e israelenses precisam implementar o "roteiro para a paz", plano proposto pelo chamado Quarteto (EUA União Européia, ONU e Rússia).
O chanceler pediu aos palestinos que combatam o terrorismo. Para Israel, pediu que encerre as operações militares nos territórios palestinos e que congele a construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia.
Além de se reunir com Arafat -que é mantido isolado em seu QG por Israel-, Villepin se encontrou também com o premiê palestino, Abu Mazen.
No domingo, Villepin se reuniu com o chanceler de Israel, Silvan Shalom. Autoridades israelenses afirmaram que houve acordo para a reunião porque o encontro entre o chanceler francês e Arafat já estava marcado antes da decisão de boicote.
Porém o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, se recusou a encontrar Villepin. Não foi explicado o motivo da recusa.
Israel não considera Arafat um parceiro para as negociações de paz. Segundo Israel, o líder palestino não combateu o terrorismo e teria, até mesmo estimulado ataques. Arafat nega.
O grupo terrorista Jihad Islâmico se declarou ontem contrário ao novo plano de paz, chamado de "complô" israelo-americano para encerrar a Intifada.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Processo de paz: Bush deve visitar Oriente Médio em junho
Próximo Texto: Lei européia: UE publica seu projeto de Constituição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.