UOL


São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Porta-voz de Saddam ficou famoso por suas "bravatas" na guerra

Ministro Al Sahaf ressurge na TV

DA REUTERS

Mohammed Said al Sahaf, o ministro da Informação de Saddam Hussein, disse a uma rede de TV árabe que se rendeu às tropas americanas, mas foi libertado. Os EUA não confirmaram a detenção do porta-voz do regime iraquiano durante a guerra.
Al Sahaf, 63, ficou conhecido como "Ali Cômico" - analogia com "Ali Químico", que comandou o massacre dos curdos nos anos 80- por anunciar a derrota americana quando as tropas dos EUA avançavam em direção a Bagdá.
"Por meio de amigos, fui até os americanos", disse Al Sahaf à rede de TV qatariana Al Arabiya. "Houve um interrogatório sobre as tarefas envolvidas no meu trabalho... e, depois do interrogatório, fui liberado."
Al Sahaf apareceu na TV sem a boina vermelha que costumava usar durante a guerra e com os cabelos completamente grisalhos -eles eram escuros na última vez em que o ex-ministro foi visto em público. "Passamos por uma situação difícil", disse.
A Al Arabiya anunciou que exibirá a entrevista hoje, às 16h (horário de Brasília). O local da entrevista não foi revelado.
Em uma segunda entrevista, à TV Abu Dhabi, Al Sahaf disse que "cumpriu seu papel até o último minuto" e defendeu sua posição durante a guerra, quando chamou a coalizão anglo-americana de "bastardos sanguessugas", "imperialistas ignorantes" e "perdedores".


Texto Anterior: Tortura é prática comum, denuncia Anistia
Próximo Texto: Forças dos EUA sofrem novos ataques no Iraque
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.