UOL


São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan diz poder enviar força de estabilização

DA REUTERS

A Otan (aliança militar ocidental) seria capaz de enviar uma tropa de estabilização ao Iraque se houver um pedido para isso, apesar de seus membros estarem sobrecarregados ao redor do mundo, afirmou ontem o comandante da aliança na Europa, general James Jones.
Segundo Jones -primeiro marine se tornar comandante da Otan na Europa-, a força de 9.000 homens liderada pela Polônia, que já está operando no centro-sul do Iraque, poderia ser passada ao controle da Otan e ser reforçada por tropas de outros países, como a Turquia.
Com os altos custos e as baixas no pós-guerra, os EUA desejam dar à Otan um papel maior no Iraque. Mas os membros europeus da aliança, como a França e a Alemanha, que se opuseram à guerra, querem um mandato da ONU mais amplo, um convite de um órgão iraquiano legítimo e um papel independente em relação à autoridade anglo-americana como condições para o envolvimento da Otan no país.


Texto Anterior: Mortos no pós-guerra superam os da guerra
Próximo Texto: "Eixo do mal": Cúpula discute ameaça norte-coreana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.