UOL


São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIEA encontra urânio suspeito em reator do Irã

DA REDAÇÃO

Inspetores nucleares encontraram amostras de urânio altamente enriquecido dentro de um reator que foi vistoriado no Irã.
A informação foi dada ontem, em Viena, pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), agência da ONU para o setor. O urânio altamente enriquecido é a matéria-prima de explosivos nucleares.
O embaixador do Irã na AIEA, Ali Akbar Salehi, não negou o fato, mas disse supor que o reator vistoriado já estava "contaminado" ao ser adquirido. Ele não informou o país de origem.
Ao lado da Coréia do Norte, o Irã é suspeito, aos olhos dos Estados Unidos e de Israel, de desenvolver sigilosamente armas atômicas. Os dois países, juntamente com o Iraque de Saddam Hussein, foram designados pelos EUA como "eixo do mal" no ano passado.
Salehi disse que o Irã negociará com a AIEA um protocolo adicional de inspeções, com a ampliação do acesso às suas instalações. Outra pendência está no projeto de construção de centrífugas para o enriquecimento de urânio. Elas podem produzir combustível para reatores civis. Mas com mais enriquecimento produziriam plutônio para fins militares.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Eixo do mal": Cúpula discute ameaça norte-coreana
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel ataca em Gaza e captura dois em UTI
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.