São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos "eleitores prováveis" apóia Bush

DE WASHINGTON

Pesquisa Gallup/CNN/"USA Today" divulgada ontem reforçou a expectativa de um aumento do comparecimento de eleitores às urnas americanas no próximo dia 2 de novembro. Dos chamados "eleitores prováveis", que devem de fato votar, 50% apóiam o presidente George W. Bush, e 46%, John Kerry.
Mas os eleitores que não votaram em 2000 e que pretendem votar desta vez, os chamados "novos eleitores", são amplamente favoráveis a Kerry (59% a 40%).
Os dados reforçam a expectativa de alguns analistas de que um aumento substancial do número de eleitores deste ano possa beneficiar a candidatura democrata.
Isso não precisa necessariamente ocorrer, já que os republicanos também fizeram fortes campanhas de registro e incentivo de novos eleitores.

"Fator x"
O "fator x" dessa eleição, como o "USA Today" batizou ontem, é saber quantos e quais eleitores sairão de casa para votar. Na média, segundo a pesquisa, há mais eleitores de Kerry dispostos a isso.
A pesquisa identificou como "eleitores prováveis" as pessoas que souberam responder a sete questões, inclusive onde fica o local exato de sua zona eleitoral.
Entre os que responderam a todas as questões, 94% foram pessoas que votaram em 2000 e 5% "novos eleitores". O primeiro grupo deu uma vantagem de quatro pontos para Bush. O segundo, de 19 pontos para Kerry.
A pesquisa identificou ainda outro grupo de eleitores, batizado como "muito motivado" para votar. Só entraram nessa categoria os que responderam "9" ou "10" numa escala de 1 a 10 de "motivação" para participar da eleição.
Nesse grupo, 84% disseram ser "eleitores regulares". Entre eles, Bush lidera, com 51% a 46%. O restante do grupo "muito motivado", cerca de 15% do total, é composto de eleitores que nunca votaram. Nessa faixa, a vantagem de Kerry é de 55% a 42%.
Entre os eleitores "muito motivados" há americanos de várias regiões do país e simpatizantes dos dois lados. (FCz)


Texto Anterior: O império vota - reta final: EUA especulam sobre equipes de governo
Próximo Texto: Halliburton é alvo de nova acusação de favorecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.