São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Engenheiros foram capturados há 4 dias

Alemães seqüestrados em Beiji pedem ajuda a Berlim em vídeo

DA REDAÇÃO

Dois engenheiros alemães que foram seqüestrados no Iraque apareceram ontem pela primeira vez em um vídeo e pediram que o governo alemão trabalhe pela sua libertação, segundo a rede de TV de Qatar Al Jazira.
O vídeo transmitido pela rede mostra os dois ajoelhados diante de quatro homens mascarados. Suas vozes eram inaudíveis.
A gravação aparece datada de 24 de janeiro, dia em que os engenheiros, identificados pela mídia alemã como Rene Braeunlich e Thomas Nitzschke, foram seqüestrados na cidade de Beiji (norte), por seis homens armados, ao saírem da fábrica na qual trabalhavam.
A chanceler (premiê) Angela Merkel disse que toda a Alemanha estava "profundamente comovida pelas imagens" e prometeu que seu governo "fará todo o possível para trazer de volta nossos compatriotas seguros, ilesos e saudáveis".
O ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, disse que a gravação era "devastadora". A fita está sendo analisada por agentes de inteligência.
A Al Jazira afirmou ter recebido a fita de um grupo que se autodenominou Brigada de Ansar al Tawhid Wa-Sunna. Os seqüestradores não fizeram nenhuma exigência na gravação.
Ao menos cinco estrangeiros foram seqüestrados no Iraque neste mês, incluindo a jornalista americana Jill Carroll.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Memória: Europeus lembram o Holocausto e condenam o presidente iraniano
Próximo Texto: Mistério: Caso de seqüestrada intriga a Alemanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.