UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

6 são muçulmanos americanos

Juiz dos EUA acusa 11 de complô terrorista

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Um juiz federal de Alexandria, perto de Washington, acusou ontem 11 muçulmanos (seis dos quais cidadãos americanos) de conspiração terrorista contra países com os quais os EUA mantêm relações diplomáticas estáveis.
Os indiciamentos levaram à prisão de pelo menos oito acusados de ter laços com a rede Lashkar-e-Taiba, um grupo separatista da Caxemira considerado terrorista. Eles foram detidos em Maryland, Virgínia e Pensilvânia.
O FBI informou que as buscas nas casas dos detidos resultaram na apreensão de armas, "literatura extremista" e "manuais de terrorismo" que teriam sido baixados da internet.
Em seu despacho, o juiz alegou que um dos acusados teria dito a outros indiciados que lutar contra as tropas americanas no Afeganistão equivaleria a "uma guerra santa para os muçulmanos" e que os mortos seriam "mártires".
Em comum entre alguns dos indiciados, segundo relatos das TVs CNN e NBC, há o fato serem muçulmanos e frequentarem um centro islâmico na Virgínia comandado por Ali al Timini, conhecido por ter incitado os muçulmanos da região de Washington, após o 11 de Setembro, a voltar a seus países de origem.
A rede NBC informou ainda que os detidos participavam regularmente de atividades em campos de paintball.
Em documentário da NBC, um dos entrevistados, Hammad Abdur-Raheem, preso ontem, afirmou que vinha sendo perseguido pelo FBI (polícia federal americana) por praticar o paintball.
"Se brinco sem ser muçulmano, estou apenas me divertindo. Se brinco sendo muçulmano, estou treinando para ser terrorista", disse Abdur-Raheem.
Segundo o FBI, as detenções ocorreram baseadas em uma lei de 1935, a Lei da Neutralidade, que impede que cidadãos americanos participem de hostilidades contra países em paz com os EUA.


Texto Anterior: Arsenal do Iraque gera rixa entre BBC e gabinete de Blair
Próximo Texto: Irã prende o nš 2 da Al Qaeda, diz TV árabe
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.