São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOTAÇÃO
Projeções indicam que unionista Trimble será o premiê
Protestantes devem dominar Parlamento na Irlanda do Norte

ISABEL VERSIANI
de Londres

Com a apuração dos votos para a nova Assembléia na Irlanda do Norte quase concluída ontem a tarde, parecia praticamente certo que o UUP (Partido Unionista do Ulster) conquistaria a maioria das vagas na casa.
Com isso, o novo primeiro-ministro da região será David Trimble, presidente do partido e um dos negociadores mais ativos do processo de paz que culminou com a criação da Assembléia.
Os unionistas defendem que a Irlanda do Norte deva permanecer ligada ao Reino Unido. São, em sua grande maioria, protestantes e representam a maior parte da população (50,6%).
Às 19h de ontem (15h em Brasília), o UUP havia ganho 25 das 108 vagas do Parlamento.
O SDLP (Partido Social Democrata e Trabalhista da Irlanda do Norte) estava em segundo lugar, com 24 das vagas. Só faltavam serem definidas sete vagas.
Mesmo com a vitória, os números indicavam que os votos dos protestantes ficaram bastante divididos entre o UUP e outros partidos que, apesar de unionistas, não apóiam o acordo de paz e ameaçam barrar as reformas propostas.
O Partido Unionista Democrático, liderado pelo pastor Ian Paisley, conseguiu 24 das vagas. Com 30 vagas, o partido teria força para impedir a aprovação, por exemplo, do novo órgão que deverá reunir ministros da Irlanda do Norte e da República da Irlanda.
A medida também é considerada um ponto importante do processo de paz, mas Paisley e seus eleitores temem que seja o embrião de uma Irlanda reunificada.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.