UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder do Hizbollah ameaça sequestrar soldados de Israel

DA REDAÇÃO

O grupo extremista islâmico libanês Hizbollah ameaçou sequestrar soldados israelenses caso Israel não concorde em retomar as negociações de troca de prisioneiros entre os dois lados. "Nós daremos uma última chance para que sejam retomadas as negociações sobre os prisioneiros", afirmou, no Líbano, o xeque Hassan Nasrallah, principal líder do grupo.
"Caso não ocorra a retomada das negociações, então pensamos que será preciso capturar [mais soldados]", acrescentou, indicando que seria necessário exercer uma pressão maior sobre Israel.
O Hizbollah e Israel têm negociado esporadicamente, com a mediação da Alemanha, a libertação de 15 libaneses detidos em Israel em troca de três soldados israelenses. Agora Israel tem dito que os três soldados estariam mortos.
Nasrallah disse que não podia confirmar que um deles -o militar da reserva israelense Elhanan Tenenbaum- estivesse vivo.
O Hizbollah, apoiado pelo Irã e pela Síria, está na lista de grupos terroristas dos EUA. Nos países árabes, é visto como uma resistência contra a ocupação israelense. No Líbano, é um partido político, que tem uma TV e faz ações sociais.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel libertará membros do Hamas e do Jihad
Próximo Texto: É o fim de Arafat, diz negociador
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.