São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA só querem derrubar Saddam, diz Rumsfeld

DA REDAÇÃO

O objetivo de uma guerra dos EUA contra o Iraque seria derrubar Saddam Hussein, não necessariamente matá-lo, disse ontem o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld.
Abrindo uma série de discursos nos EUA para disseminar a mensagem anti-Iraque do governo, Rumsfeld classificou Saddam como um ditador brutal e afirmou que o Iraque ficaria melhor sem ele. "Ele é um açougueiro, tortura pessoas e as mata pessoalmente. Impediu que bilhões de dólares chegassem à população do país, pois está determinado a ter armas de destruição em massa."
Ainda assim, uma invasão do Iraque pelos EUA teria como objetivo só derrubar o governo.
"Se ele estiver fugindo, não estará governando o Iraque", afirmou Rumsfeld, comparando a situação do Iraque à do Afeganistão, onde o líder do Taleban, mulá Omar, permanece solto, mas não pode mais tornar o país um abrigo seguro para terroristas.
Questionado sobre a possibilidade de o próximo governo ser pior do que o de Saddam, o secretário da Defesa disse: "Na vida, há muito poucas certezas. Mas temos de assegurar que nenhum de seus filhos ou alguém do grupo atualmente no poder o suceda".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra à vista: Resolução dos EUA dá prazo curto a Saddam
Próximo Texto: Para Kennedy, guerra deve ser última opção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.