São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESASTRE

Vôo havia saído de Quito

Avião com 92 pessoas a bordo cai na Colômbia

DA REDAÇÃO

Um avião equatoriano levando 92 pessoas caiu ontem na Colômbia, perto da fronteira com o Equador. Até o fechamento desta edição, os destroços do avião não haviam sido localizados e não havia informações sobre possíveis sobreviventes.
O Boeing-727 ia de Quito a Tulcán, cidade equatoriana na fronteira com a Colômbia, distante 140 km de Quito. O último contato do avião foi feito às 10h23 (13h23 de Brasília), 23 minutos após a decolagem e quando faltavam ainda cerca de 20 minutos para o pouso.
Segundo a empresa estatal Tame (Transportes Aéreos Militares Equatorianos), que operava o vôo, o avião caiu perto da cidade de Ipiales, 50 km ao norte de Tulcán, a 5 km da fronteira. De Tulcán, o avião seguiria para Cali, segunda maior cidade colombiana.
O Boeing 727-100 da Tame levava 83 passageiros -43 deles colombianos- e nove tripulantes.
"É a única coisa que sabemos. Não temos mais informações no momento", disse uma funcionária do setor de relações públicas da empresa.
Em Bogotá, o diretor do departamento de Aviação Civil da Colômbia, Juan Carlos Vélez, disse que ofereceu ao Equador ajuda para as buscas. Segundo ele, a aeronave passou por Ipiales, mas não foi detectada pelos radares.
Segundo a Prefeitura de Ipiales, o aeroporto local estava fechado por causa de uma forte neblina.
Esse foi o segundo acidente na região em menos de duas semanas. No dia 17, um avião bimotor da empresa estatal petroleira Petroecuador desapareceu quando se dirigia de Quito ao complexo petrolífero de Lago Agrio, 180 km a nordeste da capital.
O bimotor foi encontrado destroçado e sem sobreviventes sobre o monte El Tigre, 50 km ao norte de sua rota original, em território colombiano. Tulcán, destino do Boeing da Tame, está 125 km ao noroeste de Lago Agrio.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Tragédia: Centenas morrem após fogo na Nigéria
Próximo Texto: Vaticano: Papa pede a advogados boicote ao divórcio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.