São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criminosos se aproveitam do 11 de setembro

DE LONDRES

As ondas do "terremoto" ocorrido em Nova York e Washington em 11 de setembro continuam a ressonar nas ruas de Londres, onde o aumento da criminalidade tem sido associado aos atentados terroristas nos EUA.
A polícia registrou 19.248 assaltos na cidade entre setembro e novembro de 2001, total mais de 100% superior aos 8.614 ocorridos no mesmo período de 2000.
A cidade é vista como um dos alvos naturais para uma ação de extremistas islâmicos ligados à rede terrorista Al Qaeda, sobretudo após o país ter colaborado com o governo dos EUA na ofensiva no Afeganistão. Por isso, o Reino Unido foi obrigado a reforçar a proteção antiterrorismo nos últimos meses, desguarnecendo outros setores da segurança pública.
Na tentativa de solucionar o problema, a Scotland Yard decidiu aumentar seu efetivo, deslocando guardas de trânsito para atividades de policiamento. Um novo esquadrão de 500 homens foi criado para combater o crime nas ruas dos oito bairros mais violentos. O aumento da criminalidade, entretanto, tem se dado sobretudo na ocorrência de pequenos roubos e furtos, não em casos de assassinato.
No bairro de Harrow (noroeste de Londres), por exemplo, o índice de roubos e assaltos nas ruas em outubro passado foi 161% maior que em outubro de 2000. Os números de novembro tiveram um acréscimo de 96,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. (MS)



Texto Anterior: Segurança: Crime à mão armada dispara no Reino Unido
Próximo Texto: Polícia testa uso de armas alternativas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.