São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O DESCANSO DO FARAÓ

Sarcófago roubado volta ao Egito

Parte que faltava do túmulo de Akhenaton estava na Alemanha

DA REUTERS

O Egito recuperou a parte inferior do sarcófago do faraó Akhenaton, restituída pela Alemanha, mais de 80 anos depois de ser roubada.
Levada ao Cairo na sexta passada por uma delegação chefiada pelo presidente do Conselho Superior de Antiguidades Egípcias, Gaballah Ali Gaballah, a parte do sarcófago está exposta no Museu Egípcio do Cairo desde anteontem. É uma peça de valor inestimável.
Não se sabe como o objeto, que tem 3.000 anos de idade, chegou à Europa.
A base do sarcófago, inteiramente recoberta de ouro, foi encontrada em 1907 no vale dos Reis. Foi roubada no Egito, ainda no início do século 20, e, a partir de 1931, dada como desaparecida. A tampa do sarcófago foi conservada no Cairo.
A base do sarcófago foi identificada, em 1981, numa coleção particular suíça pelo então diretor do museu de arte egípcia de Munique, que a recuperou e restaurou.
Em maio de 2001, a Bavária concordou em restituir a base do sarcófago ao Egito. Este, em troca, lhe emprestaria a tampa para uma exposição.
Os fragmentos da base foram devolvidos ao Egito para serem expostos juntamente com a tampa, que é recoberta de ouro e incrustada com pedras preciosas azuis, vermelhas e verdes.
A embaixada alemã no Cairo disse que o colecionador e o museu sempre tiveram a intenção de devolver a base ao Egito.
As duas metades do sarcófago ficarão expostas na galeria Akhenaton do Museu Egípcio, ao lado de estátuas e outros objetos do faraó considerado herege. De acordo com alguns estudiosos, Akhenaton foi o primeiro monarca monoteísta do mundo. Suas crenças despertaram a ira da poderosa classe de sacerdotes do Egito antigo.
O ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni, pediu que sejam devolvidos ao país outros artefatos antigos que estão no exterior. "É um apelo que lançamos, em nome da humanidade, ao Louvre [em Paris" para que devolva a estátua do escriba egípcio, a Berlim para que devolva o busto de Nefertiti (mulher de Akhenaton) e ao Reino Unido para que devolva a Pedra de Roseta", disse Hosni.



Texto Anterior: Polícia testa uso de armas alternativas
Próximo Texto: Israel: 52 israelenses se negam a agir contra palestinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.