São Paulo, sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO DE PUTIN

Governo russo se antecipa a crítica de monitores eleitorais

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL A MOSCOU

A Comissão Eleitoral da Rússia acusou ontem observadores internacionais de terem idéias preconcebidas sobre a lisura do pleito presidencial do domingo, antecipando-se a eventuais críticas de direcionamento da campanha e do voto. "Alguns observadores vêm para a Rússia com conclusões e opiniões prontas que não têm nada a ver com a realidade", disse Vladimir Churov, que se encontrou com membros da única missão ocidental a acompanhar as eleições, do Conselho da Assembléia Parlamentar da Europa.
Ainda assim, Churov disse que haverá 300 observadores na ativa domingo -para cobrir mais de 95 mil zonas eleitorais em 11 fusos horários do maior país do mundo.
A disputa é velha. Na eleição parlamentar de dezembro, a OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) retirou seus observadores porque eles não estariam recebendo vistos a tempo. Desta vez, ela nem cogitou enviar representantes, acusando a Rússia de coibir seu trabalho.
A crítica não é muito diferente, embora os motivos e métodos sejam distintos, da que foi feita contra o governo paquistanês durante as eleições parlamentares da semana passada. Lá, observadores tiveram acesso muito limitado a locais de votação, mas a alegação principal -e até certo ponto justificável- era a de que havia risco de que ocorressem atentados.
Não é o caso russo. "Aqui o governo manobrou para ter uma eleição na qual o único candidato viável é o escolhido por Vladimir Putin, Dmitri Medvedev", diz a assessoria do coalizão de partidos e grupos de oposição A Outra Rússia. Estão na disputa o favoritíssimo Medvedev, o comunista Gennadi Ziuganov, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski e o nanico Andrei Bogdanov.


Texto Anterior: Revista e jornal estrangeiros vazam posição de príncipe Harry no front afegão
Próximo Texto: Demografia: Governo chinês considera rever política do filho único
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.