UOL


São Paulo, sábado, 29 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA agridem e expulsam jornalistas, diz TV

DA REDAÇÃO

A rede de TV pública portuguesa RTP informou ontem que dois de seus correspondentes, junto com mais dois jornalistas israelenses, foram agredidos e detidos na última terça por tropas norte-americanas no sul do Iraque, sob a acusação de espionagem. Depois de três dias detidos, foram levados de volta ao Kuait num helicóptero norte-americano.
Eles foram parados na terça de manhã num posto militar americano, onde foram revistados, deitados no chão e alertados a não se mexer, sob o risco de ser baleados.
O incidente só foi resolvido na quarta, quando os jornalistas ouviram um pedido de desculpas. Mesmo assim, só foram liberados no dia seguinte, depois de terem o material revistado pela CIA.
Um porta-voz do Pentágono disse que os jornalistas tiveram comportamento "unilateral", colocando em risco a segurança das tropas na região.
Em outro episódio, sete correspondentes italianos foram dados como desaparecidos desde ontem. Na última vez que foram vistos, estavam próximos a Basra, cidade do sul do Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Mídia americana muda previsões
Próximo Texto: Muçulmanos fazem protestos contra a guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.