São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARABÉNS PARA MIM

Presidente ganha de Província uma estátua de si mesmo feita de ouro e prata

Iraquianos festejam os 65 anos de Saddam

DA ASSOCIATED PRESS

O Iraque celebrou o 65º aniversário do presidente Saddam Hussein. A mídia estatal afirmou que o aniversário de Saddam marcava o renascimento do Iraque, que "está livre do colonialismo norte-americano-britânico-sionista".
As principais festividades ocorreram na cidade natal de Saddam, Tikrit, 160 km ao norte de Bagdá, com colegiais demonstrando danças árabes tradicionais e agitando bandeiras iraquianas e palestinas. Cantores louvavam Saddam.
O ponto alto da celebração foi a estátua de Saddam de 1,2 metro de ouro e prata. O líder aparece cavalgando com uma espada em punho, e o cavalo está em um tanque que se dirige à mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém.
A estátua, que é um presente da Província de Salah Eddin, contém 76 kg de prata e 600 gramas de ouro, disse Mohammed Gomaa Khalifa, que supervisionou sua fundição. Ele se recusou a informar o custo.
Centenas de milhares de pessoas marcharam em Tikrit carregando retratos de Saddam e cantando hinos em seu louvor.
Uma dançarina, Asia Bassem, 15, cobriu sua face com uma máscara negra e disse que representava homens-bomba palestinos. "Se nos deixassem ser mártires, estaríamos prontos a defender a Palestina em nome de Deus", disse.
O líder iraquiano retrata a si mesmo como apoiador dos palestinos e ordenou ao Tesouro iraquiano que enviasse dinheiro às famílias dos homens-bomba.
Como em anos precedentes, Saddam não compareceu às celebrações. Foi representado pelo vice-presidente Taha Iassin Ramadan, pelo vice-premiê Tariq Aziz e por outros membros do gabinete e do partido Baath.
No final da noite, a TV estatal mostrou imagens de Saddam, vestindo um terno branco e recebendo uma delegação de crianças em um de seus palácios em Bagdá. Ele pediu às crianças que não dançassem em solidariedade às crianças palestinas.


Texto Anterior: EUA estudam plano de ataque ao Iraque em 2003
Próximo Texto: Choque na França: Igreja Católica prega voto contra Le Pen
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.