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CONCORDE
Houve "destruição de um ou talvez dois pneus", segundo investigações
Trem de pouso seria causa de acidente
RONALDO SOARES
DE PARIS
As investigações sobre o acidente com o Concorde da Air France
indicam que a tragédia foi causada provavelmente por problemas
no trem de pouso da aeronave.
O número de mortos no acidente chegou a 114, com a descoberta
de mais um corpo sob os escombros do hotel-restaurante onde o
Concorde caiu, em Gonesse -21
quilômetros ao norte de Paris.
O órgão responsável pela investigação sobre as causas do acidente, BEA-DGAC (Escritório de Investigação de Acidentes do Departamento Geral de Aviação Civil), divulgou nota ontem informando que, no momento da decolagem, houve "destruição de
um ou talvez dois pneus" do trem
de pouso do lado esquerdo.
Os investigadores suspeitam
que fragmentos dos pneus tenham atingido os motores que
entraram em pane, ambos situados também no lado esquerdo
-o reator número 2 pegou fogo
durante a decolagem, e o número
1 registrou perda de potência assim que o avião levantou vôo.
A partir dos dados das caixas-pretas do avião, o órgão chegou à
conclusão de que "a origem do incêndio parece ser exterior aos
motores". A principal suspeita recai sobre o trem de pouso porque
a engrenagem entrou em pane no
momento da decolagem.
A suspeita é reforçada pelo fato
de que na pista do aeroporto
Charles de Gaulle foram recolhidos fragmentos dos pneus do
Concorde após a decolagem.
O problema fez com que Jean-Claude Gayssot, ministro dos
Transportes, exigisse medidas de
segurança "suplementares e específicas" para autorizar a retomada
dos vôos com o Concorde.
Outra hipótese levada em conta
pelos investigadores é que o objeto causador da pane no motor poderia ser uma ferramenta esquecida pela equipe de manutenção
sobre um reator que sofreu reparos momentos antes da decolagem ou até mesmo um pássaro.
A Air France desmentiu informação publicada no jornal francês "Le Parisien" de que no dia do
acidente o Concorde teria passado por manutenção na bomba de
pós-combustão do motor que entrou em pane na decolagem.
Inspetores de segurança dos
EUA pediram, em 1981, que as autoridades francesas mudassem alguns procedimentos do Concorde após quatro casos "potencialmente catastróficos" de problemas com pneus durante a decolagem do avião. A França teria seguido as recomendações.
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