São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


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CONCORDE
Houve "destruição de um ou talvez dois pneus", segundo investigações
Trem de pouso seria causa de acidente

RONALDO SOARES
DE PARIS

As investigações sobre o acidente com o Concorde da Air France indicam que a tragédia foi causada provavelmente por problemas no trem de pouso da aeronave.
O número de mortos no acidente chegou a 114, com a descoberta de mais um corpo sob os escombros do hotel-restaurante onde o Concorde caiu, em Gonesse -21 quilômetros ao norte de Paris.
O órgão responsável pela investigação sobre as causas do acidente, BEA-DGAC (Escritório de Investigação de Acidentes do Departamento Geral de Aviação Civil), divulgou nota ontem informando que, no momento da decolagem, houve "destruição de um ou talvez dois pneus" do trem de pouso do lado esquerdo.
Os investigadores suspeitam que fragmentos dos pneus tenham atingido os motores que entraram em pane, ambos situados também no lado esquerdo -o reator número 2 pegou fogo durante a decolagem, e o número 1 registrou perda de potência assim que o avião levantou vôo.
A partir dos dados das caixas-pretas do avião, o órgão chegou à conclusão de que "a origem do incêndio parece ser exterior aos motores". A principal suspeita recai sobre o trem de pouso porque a engrenagem entrou em pane no momento da decolagem.
A suspeita é reforçada pelo fato de que na pista do aeroporto Charles de Gaulle foram recolhidos fragmentos dos pneus do Concorde após a decolagem.
O problema fez com que Jean-Claude Gayssot, ministro dos Transportes, exigisse medidas de segurança "suplementares e específicas" para autorizar a retomada dos vôos com o Concorde.
Outra hipótese levada em conta pelos investigadores é que o objeto causador da pane no motor poderia ser uma ferramenta esquecida pela equipe de manutenção sobre um reator que sofreu reparos momentos antes da decolagem ou até mesmo um pássaro.
A Air France desmentiu informação publicada no jornal francês "Le Parisien" de que no dia do acidente o Concorde teria passado por manutenção na bomba de pós-combustão do motor que entrou em pane na decolagem.
Inspetores de segurança dos EUA pediram, em 1981, que as autoridades francesas mudassem alguns procedimentos do Concorde após quatro casos "potencialmente catastróficos" de problemas com pneus durante a decolagem do avião. A França teria seguido as recomendações.


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