UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

No Japão, Fujimori anuncia a criação de movimento político

Toledo anuncia estratégia para combater o Sendero Luminoso

DA REDAÇÃO

O presidente do Peru, Alejandro Toledo, anunciou ontem uma nova estratégia para combater o terrorismo. Entre as medidas anunciadas estão a reativação de 18 bases militares, uma elevação do orçamento para as forças de segurança e o apoio a brigadas camponesas que lutam contra grupos guerrilheiros.
O anúncio foi feito em discurso para o Congresso peruano que marcava o 182º aniversário da independência do Peru. Toledo disse que o objetivo da nova estratégia é recuperar a presença do Estado em regiões onde operam facções do grupo terrorista Sendero Luminoso. O grupo tem realizado ações nas selvas no sudeste do país nos últimos meses. É justamente nessas áreas que as bases militares serão reativadas.
Conhecido como um dos mais violentos grupos rebeldes da América Latina nos anos 80, o Sendero Luminoso havia perdido força desde 1992, com a captura de seu líder, Abimael Guzmán.

Fujimori
O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, refugiado no Japão desde novembro de 2000, anunciou ontem a fundação de um movimento político. O objetivo seria disputar as eleições presidenciais de 2006.
O anúncio foi feito por meio de uma mensagem desde Tóquio como motivo de seu aniversário de 65 anos. "Chegou a hora da grande ofensiva fujimorista para voltar a colocar o Peru no caminho da ordem", afirmou o ex-presidente, que pode ser preso se voltar ao país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Guerra suja": Justiça argentina inicia processo sobre pedido espanhol de extradição
Próximo Texto: Nações unidas: ONU estimula empresas contra pobreza
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.