São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA
EUA
Justiça proíbe batida policial em estrada
A Suprema Corte dos EUA declarou ontem inconstitucionais as batidas policias realizadas para procurar drogas nos veículos, alegando que a prática fere o direito de privacidade dos motoristas inocentes.
A decisão foi tomada por 6 votos contra 3. Os juízes deram parecer contrário à cidade de Indianápolis, cuja polícia montou bloqueios com a intenção de barrar a entrada de entorpecentes na cidade. Entre agosto e novembro de 1998, mais de 1.100 veículos foram parados e 104 motoristas foram presos, a metade deles por porte de entorpecentes.
A corte declarou que as batidas policias em busca de drogas são contrárias às disposições da quarta emenda da Constituição dos EUA, mas disse que a decisão não afeta outras abordagens policiais, como as feitas para detectar motoristas alcoolizados e para interceptar imigrantes ilegais.


Texto Anterior: Há iniciativas para mudar a lei brasileira
Próximo Texto: Kostunica quer menos violência em Kosovo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.