São Paulo, terça, 29 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA
Ato impediria afastamento de Clinton
Senadores preparam moção de censura

MARCELO DIEGO
de Nova York

O senador e líder democrata Tom Daschle disse que o partido não tem os 51 votos necessários para barrar a tramitação do processo de impeachment de Bill Clinton (democrata) no Senado, mas que está sendo preparada uma moção de censura bipartidária, que deve encerrar rapidamente o caso.
A censura deve ser apresentada como alternativa ao afastamento do presidente dos EUA.
Dois artigos pedindo o impeachment de Clinton foram aprovados pela Câmara dos Representantes (deputados) neste mês. O processo está agora no Senado, que deve começar a debatê-lo em menos de duas semanas.
O impeachment poderia ser barrado ou substituído pela censura, desde que houvesse maioria no Senado (composto por 100 membros, 55 deles oposicionistas).
Patrick Moynihan e Robert Byrd, dois democratas tidos como os mais independentes no Senado, já estão trabalhando no texto da moção de censura, que deve ser apresentada logo no começo do julgamento de Clinton.
O republicano (oposicionista) Orrin Hatch disse que o impeachment dificilmente será aprovado (requer 67 votos) e confirmou as conversas sobre a aprovação de uma censura bipartidária.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.