São Paulo, terça, 29 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO
Filho de Menachem Begin anuncia candidatura a premiê
Israel marca eleição para 17 de maio; Likud tem nova dissidência

das agências internacionais

Israel deve ter eleições para deputados e premiê no dia 17 de maio. A data, que ainda tem de ser confirmada, foi proposta em acordo entre os partidos Likud (governo) e Trabalhista (oposição).
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, sofreu nova baixa ontem na disputa eleitoral. O deputado Benny Begin, filho do premiê Menachem Begin (77-83), deixou o Likud e anunciou candidatura independente a premiê.
Begin, 55, pertencia à ala direita do partido. Suas chances de vitória são mínimas. Deve, porém, roubar de Netanyahu os votos dos colonos da Cisjordânia, que, como ele, se opõem a qualquer entrega de territórios aos palestinos.
Seu pai, fundador do Likud, foi o primeiro líder israelense a adotar na prática a estratégia "terra por paz". Em 78, ele assinou o acordo de Camp David com o Egito, marcado pela devolução do deserto do Sinai, tomado na guerra de 1967.
Na semana passada, o Parlamento aprovou projeto de lei para a antecipação das eleições. A medida deve ser confirmada em duas novas votações na próxima semana.
Netanyahu perdeu apoio após assinar os acordos de Wye, em outubro. Eles prevêem a entrega de mais 13% da Cisjordânia à Autoridade Nacional Palestina. Em troca, a ANP deve adotar medidas para garantir a segurança de Israel.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.