UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra da declaração do Hamas e do Jihad

"O nosso desejo de mantermos unidas as facções palestinas nesta fase perigosa pela qual o nosso povo e nossa causa está atravessando; para proteger nossa unidade nacional alcançada pela Intifada e a resistência documentada pelo sangue dos mártires; como uma contribuição nossa para a consolidação de um diálogo nacional palestino com base nos direitos de nosso povo; para proteger nosso fronte interno do perigo da divisão e da confrontação; para bloquear o inimigo de qualquer desculpa para nos destruir; com base no direito legítimo de resistir à ocupação como uma alternativa estratégica até o fim da ocupação sionista de nossa terra e até alcançarmos nossos direitos nacionais; em resposta aos esforços de muitos que se preocupam pela união das facções palestinas na arena palestina e árabe, declaramos a seguinte iniciativa:
A) Suspensão das operações militares contra o inimigo sionista por três meses, a partir de hoje [ontem], em troca das seguintes condições:
- A cessação imediata de todas as formas de agressão sionista contra o povo palestino, incluindo incursões, destruições, bloqueios e cercos de cidades, vilas e campos de refugiados. Entre eles o imposto ao presidente Iasser Arafat, as demolições de casas, a destruição de áreas agrícolas, os ataques contra locais sagrados cristãos e muçulmanos, especialmente a mesquita de Al Aqsa.
- O fim imediato de todas as operações de assassinatos de indivíduos, massacres, punições coletivas, prisões, deportações de nosso povo, líderes, membros e guerreiros.
- A libertação de todos os prisioneiros palestinos e árabes sem precondições ou restrições e o retorno para as casas primeiro dos que passaram longos períodos detidos, dos com sentenças longas, das mulheres, das crianças, dos doentes e dos idosos.
B) Caso o inimigo não atue em acordo com essas condições, ou viole uma delas, nós consideraremos o inimigo responsável pelas consequências.


Texto Anterior: Oriente Médio: Terror anuncia trégua; Israel faz retirada
Próximo Texto: Iraque ocupado: EUA lançam nova ação contra simpatizantes de Saddam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.