UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

EUA financiarão desmobilização de paramilitares

DA FRANCE PRESSE

O governo dos EUA anunciou ontem que irá financiar neste ano e em 2004 a desmobilização de 3.000 membros de grupos paramilitares de extrema direita da Colômbia. "É um processo muito caro e que precisa do apoio de todos. Cada desmobilizado custa aproximadamente US$ 8.000 por ano", disse a embaixadora dos EUA no país, Anne Patterson, em entrevista ao jornal "El Tiempo".
Os paramilitares são acusados de manterem laços com setores do Exército colombiano.
Patterson destacou que o financiamento para o desarmamento dos grupos paramilitares implica o "apoio" da Casa Branca ao processo de paz iniciado pelo presidente Álvaro Uribe, eleito em maio do ano passado prometendo pulso firme contra os grupos armados colombianos que mantêm uma guerra civil de quatro décadas, com mais de 3.500 mortos ao ano.
O plano de Uribe prevê ainda a desmobilização de cerca de 10 mil combatentes, a libertação de pessoas sequestradas, o fim do recrutamento de menores de idade e o retorno dos camponeses que foram obrigados a sair de suas terras por causa dos conflitos. As guerrilhas de esquerda, como as Farc e a ELN, são contrárias ao plano.


Texto Anterior: Peru: Em meio à crise, Toledo nomeia mulher para primeiro-ministro
Próximo Texto: Otimismo: Na Argentina, 83% acham que país melhorará
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.