São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁFRICA

Powell ameaça o Sudão com uma resolução da ONU contra a situação em Darfur
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, ameaçou ontem o Sudão com a aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU caso o governo não tome medidas contra as milícias árabes que estão atacando os moradores negros da região de Darfur (oeste).
"A menos que vejamos mais movimento [do governo sudanês] logo, pode ser necessário que a comunidade internacional comece a considerar outras ações, incluindo uma ação do Conselho de Segurança", disse Powell em entrevista coletiva realizada em Cartum.
Além do combate às milícias, que são acusadas de ligação com o governo, os EUA exigem maior apoio às organizações humanitárias e negociações com os grupos rebeldes de Darfur. Acredita-se que, desde o início da crise, há 16 meses, as milícias tenham matado cerca de 30 mil pessoas e forçado 1,2 milhão de moradores a fugir para campos de refugiados.


Texto Anterior: Europa: "Guerrilha" não freia privatização na França
Próximo Texto: EUA: Suprema Corte barra lei contra pornografia na web
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.