São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AZUIS X LARANJAS

Faixas e roupas marcam posição sobre Gaza

Israelenses travam disputa em cores

Muhammed Muheisen/29.jun.05/Associated Press
Mulher segura faixa laranja de opositores à saída de Gaza


DA REDAÇÃO

Enquanto as tropas do Exército e policiais israelenses se preparam para remover da faixa de Gaza os colonos que se recusarem a sair, os israelenses travam em todo o país uma batalha diferente sobre a posse do território; uma batalha de cores.
Faixas azuis e laranjas espalhadas por Israel, atadas a veículos, pendendo de janelas ou carregadas nas ruas identificam os oponentes: o laranja é a cor dos que são contra a retirada dos colonos judeus; o azul é a cor dos grupos pacifistas, favoráveis à retirada. As faixas são distribuídas gratuitamente por ativistas de ambos os lados.
As cores estão presentes também na indumentária do povo: camisetas, chapéus e outras peças de roupa azuis ou laranjas vestem os israelenses.
"Foi o modo que encontrei para expressar meu engajamento na causa", afirmou à agência de notícias Associated Press a jovem Nayot Pachenik, de 23 anos, que, no dia do seu casamento, atou uma faixa laranja ao seu buquê de noiva.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Colonos se rebelam em Gaza e param estradas
Próximo Texto: Ásia: Presidente eleito diz que lançou nova revolução no Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.