UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac defende entrega do poder aos iraquianos

DA REDAÇÃO

O presidente da França, Jacques Chirac, exortou ontem os EUA a transferir poder ao governo provisório iraquiano, afirmando que se trata de uma precondição para que haja apoio internacional à reconstrução.
A França, que se opôs à Guerra do Iraque, pediu, nesta semana, que o Conselho de Segurança da ONU adotasse uma resolução que estabelecesse a realização de eleições para uma assembléia constituinte até o final deste ano, no Iraque.
Paris já rejeitou o pedido dos EUA para enviar tropas ao Iraque, demandando a criação de uma "verdadeira" força multinacional.
Richard Armitage, subsecretário de Estado dos EUA, disse, na última quarta-feira, que Washington poderia aceitar a criação de uma força da ONU se seu comandante fosse um americano.
Iraquianos emboscaram um comboio militar dos EUA, matando um soldado e ferindo outros três, segundo um porta-voz militar americano. A nova baixa elevou para 65 o número de militares dos EUA mortos em ações hostis no Iraque desde que o presidente George W. Bush decretou o fim dos principais combates no país, em 1º de maio.
Em outro ataque à coalizão, um carro explodiu perto da principal base militar britânica no Iraque, mas ninguém ficou ferido, segundo testemunhas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Atentado a mesquita mata ao menos 75
Próximo Texto: Moderado, líder passou 23 anos no Irã
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.