São Paulo, Quinta-feira, 30 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei de 1996 provocou o aumento


de Nova York

A principal causa do crescimento na quantidade de execuções nos Estados Unidos é uma lei aprovada em 1996 pelo Congresso, chamada Anti Terrorrism and Effective Death Penalty Act (Lei Antiterrorismo e pela Pena de Morte Efetiva).
Essa lei restringiu o número de apelações a que os condenados à morte têm direito.
Até o seu surgimento, o prisioneiro podia apresentar o número de recursos que quisesse, desde que sua apelação fosse feita a um juiz federal.
Os grupos pró-pena capital argumentavam que, daquela maneira, a Justiça não estava sendo cumprida, pois muitos prisioneiros apresentavam seus recursos sempre a um mesmo grupo de juízes, declaradamente contrários a pena de morte.
Com isso, ganhavam o direito de continuar vivos, pelo menos até que um promotor recorresse da decisão e o processo fosse reiniciado.
A partir da aprovação da nova lei, cada prisioneiro pode apelar apenas uma vez, a menos que apareçam novas evidências que possam modificar o andamento das investigações, como uma prova de inocência ou de que há um novo culpado. (MG)
w

Texto Anterior: Pena de morte: EUA batem recorde de execuções
Próximo Texto: Rússia: Tchetchênia nomeia "terrorista" líder militar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.