São Paulo, Quinta-feira, 30 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Tchetchênia nomeia "terrorista" líder militar

das agências internacionais

Shamil Basaiev, líder guerrilheiro tchetcheno considerado pela Rússia o "terrorista número um" do país, foi nomeado chefe militar da frente oriental da República autônoma russa da Tchetchênia. O líder militar chefia também separatistas que querem impor um Estado islâmico na vizinha República autônoma do Daguestão.
A nomeação de Basaiev indica que os líderes tchetchenos tentam superar suas divisões internas diante de uma possível escalada do conflito na região. Ele é o maior rival político do presidente tchetcheno, Aslan Maskhadov.
Os russos bombardeiam a Tchetchênia há uma semana. Afirmam que os ataques são contra os separatistas islâmicos que atuam no Daguestão partindo de bases na Tchetchênia.
Moscou diz que eles são responsáveis por uma onda de atentados na Rússia este mês que matou cerca de 300 pessoas.
Tchetchênia e Daguestão ficam na região montanhosa do Cáucaso, rica em petróleo. A Rússia e a Tchetchênia travaram uma guerra de 1994 a 1996, que deixou 40 mil mortos.
Militares e ministros russos já cogitam o envio de tropas terrestres à Tchetchênia. A agência de notícias russa "Interfax" chegou a noticiar ontem que tropas russas teriam entrado na região, mas Moscou negou.


Texto Anterior: Lei de 1996 provocou o aumento
Próximo Texto: Reino Unido: Esquerda do Partido Trabalhista critica discurso do premiê Blair
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.