São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Senado aprova construção de muro na fronteira com México

DA REDAÇÃO

O Senado americano aprovou ontem autorização para a construção de um muro na fronteira com o México. A lei, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Representantes, segue agora para ser sancionada pelo presidente George W. Bush.
Com isso, os republicanos, que dominam as duas Casas do Congresso, pretendem mostrar seus esforços para conter a imigração ilegal, de olho nas eleições parlamentares de 7 de novembro.
A lei que autoriza a construção de 1.125 km de muro foi uma das últimas da pauta do Congresso antes que os parlamentares deixem Washington para se dedicarem à campanha. O placar da votação foi 80 a favor e 19 contra.
O governo Bush pretendia aprovar uma lei de imigração que criaria um programa de trabalhadores temporários para ajudar a fornecer mão de obra para empregos que os americanos já se desacostumaram a ter ou rejeitam.
Bush, porém, enfrentou forte resistência na Câmara dos Representantes, que se concentrou em medidas para conter a imigração e reforçar a segurança na fronteira.
Em outra lei aprovada pelos deputados ontem, foi concedido US$ 1,2 bilhão ao governo para o muro e outras medidas de segurança fronteiriça no ano fiscal que começa amanhã. O Senado ainda precisa aprovar a medida.
O governo mexicano já avisou que a construção do muro criará dificuldades nas relações com os EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Nova lei americana recebe críticas da ONU e de ONGs
Próximo Texto: Resenha: Woodward descreve Casa Branca caótica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.