São Paulo, quarta, 30 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO
Iêmen preserva cultura milenar

da Redação

Os estrangeiros vão ao Iêmen em busca de uma história antiga e preservada. Isolado por montanhas, o país mantém sua cultura milenar quase intacta.
O Iêmen mantinha, na Antiguidade, comércio próspero de incenso, mirra (resina aromática) e perfume. Uma tradição local diz que a capital, Sanaa, foi fundada por Sem, filho de Noé.
Em Shibam, no vale de Hadramaut, cerca de 500 construções são consideradas os primeiros arranha-céus do mundo, com até dez andares. O local é conhecido como "Manhattan do deserto". A arquitetura de adobe (bloco semelhante ao tijolo, preparado com argila crua) de cidades como Thula, Amran e Al Hajjara atrai visitantes iemenitas e estrangeiros.
Aden, antiga capital do Iêmen do Sul, possui praias brancas e uma natureza privilegiada. O Iêmen do Sul e o Iêmen do Norte se unificaram em 90.
²
Dois paraísos
A represa de Marib, cuja construção foi iniciada por volta do ano 1000 a.C. e durou 500 anos, simboliza o alto desenvolvimento no passado.
Com 700 m de comprimento, 18 m de altura e paredes de 20 m de largura, a represa fornecia água para cerca de 50 mil pessoas.
As terras divididas pela represa eram chamadas de "dois paraísos", onde eram cultivados milho, tâmara, uva e sésamo.
A faixa costeira ocidental que se estende ao longo do mar Vermelho lembra a África, com densas florestas tropicais. No leste, há vulcões ativos e fontes de água quente.
Terra de vales férteis, chamada pelos romanos de "Arábia Feliz", o Iêmen abrigou vários Estados. O mais famoso deles, o reino de Sabá, aparece no Velho Testamento, que faz referência ao ouro e às pedras preciosas que o rei Salomão ganhou da rainha de Sabá.
Hoje, o Iêmen é um dos países árabes mais pobres. A economia depende do turismo e da venda de petróleo, descoberto em 1984 na região de Marib. (PDF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.