São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MALÁSIA
Imigrantes ilegais são deportados
Indonésios invadem ONU para obter asilo

das agências internacionais

Um grupo de 14 imigrantes indonésios se refugiou ontem em um edifício da ONU em Kuala Lumpur, capital da Malásia, pedindo asilo político. O objetivo é impedir que o governo da malasiano consiga sua deportação para a Indonésia. Eles afirmam que sofrerão perseguição política caso voltem a seu país de origem.
Os imigrantes, que dizem ter vindo da Província de Aceh (onde há movimento separatista), fugiram de um campo malasiano de imigrantes ilegais. Para entrar no território diplomático, derrubaram com um caminhão o portão de entrada do edifício da ONU.
A Malásia adotou este ano uma política de deportação em massa. Cerca de 200 mil indonésios estão ilegalmente no país. Desde janeiro, já foram detidos mais de 17 mil pessoas que tentavam entrar no país. Ao menos oito imigrantes morreram na semana passada em choques com a polícia em razão das deportações.
A ONU estuda conceder proteção aos 14 refugiados. Militantes de Aceh acusam a Malásia de colaborar com a Indonésia na repressão ao movimento separatista.
A onda de imigração indonésia é consequência da crise econômica que abalou a Ásia no ano passado. A Malásia, que enfrenta altos índices de desemprego, vê nas deportações um meio de minimizar a crise dentro de suas fronteiras.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.